Bem vindos a meu Blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Entre fios, diagramas e frutas

A necessidade de dois intépretes em eventos com duração longa nem sempre condiz com a realidade do contratante, ou a disponibilidade do intérprete. Sei disso, mas naqueles 3 dias de evento havia apostado em meu grande conhecimento do assunto e na aparente facilidade do treinamento, recheado de pausas e atividades que me permitiriam descansar o suficiente para manter minha atenção em bom nível.

O excesso se deu, de fato, quando decidi invadir a madrugada da noite anterior ao último dia do evento traduzindo um texto técnico. Some-se a isso, um almoço de encerramento, em que, bem, abusei um pouco.

O fato é que na parte da tarde o palestrante se colocou a ler diagramas elétricos, interpretando seu destino e origem, e todos os equipamentos que se penduravam em cada sistema e subsistema.

Lembro-me de começar a falar na segunda hora. O segredo é não conversar mentalmente. Um símbolo na tela, me lembrava de um abacate. Era apenas uma botoeira ou um dispositivo elétrico qualquer, mas, bem, do abacate à imagem de uma fruteira, o passo foi instantâneo. Estava praticamente sonhando e nessa ruptura com a realidade, comecei a traduzir as imagens que me vinham à mente.

O espanto começava a se espalhar quando a audiência buscava em vão um lampejo de realidade em minha interpretação. Oportunamente, uma série de olhares atônitos em minha direção me fez ver que o discurso daquele engenheiro elétrico em nada tangenciava a tradução culinária que eu despejava sobre a audiência.

Sabiamente, prossegui trazendo para a realidade uma série de intangíveis metáforas com frutas e alimentos.

O curioso e supreendente para mim foi quando, durante o próximo intervalo, um dos presentes me congratulou pela habilidade em traduzir aquele discursso tão comlexo onde o palestrante havia partido para comparações incríveis do sistema, um elemento racional e intangível com uma leitura orgânica em mais abrangente.

Agradeci os parabéns, engoli a seco e, antes que corasse na frente de todos, fui lavar o rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário